AFF

O curso AFF (Accelerated Free Fall) é o caminho para se tornar um paraquedista de verdade.

Desenvolvido pela USPA – United States Parachute Association, é considerado o mais moderno e seguro método de instrução do esporte. Desde o primeiro salto, você vai com seu próprio paraquedas e comanda, sempre acompanhado por instrutores, para vivÊncia da queda livre.

O curso é separado por parte teórica e prática.

Teórica
Ao todo são 10 horas de aula sobre todas as técnicas necessárias à prática segura do esporte, incluindo o funcionamento do paraquedas, suas partes, posição de queda livre (box-position), acionamento e pilotagem do paraquedas (navegação) e procedimentos diante de emergência. Contempla ainda simulações por meio de equipamentos suspensos horizontal e vertical, para dar ao aluno confiança para a parte prática.

Prática
A parte prática é dividida em 7 níveis. Para cada nível, o aluno receberá um treinamento específico de aproximadamente 30 minutos (briefing) e após o salto será submetido a uma avaliação (debriefing). Nos três primeiros níveis, estará acompanhado por dois instrutores, e nos demais, somente por um. Eles o auxiliarão a manter uma boa posição e estabilidade em queda livre para que sejam cumpridos todos os objetivos, até o comando solo do paraquedas.

 

Saltos de Progressão
Durante todo o salto, desde a preparação para a saída do avião, durante a queda livre e até o comando para a abertura do paraquedas, o aluno é acompanhado por instrutores treinados a realizarem este tipo de salto com queda livre, além de garantir a segurança e a abertura do paraquedas do aluno, caso seja necessário. 

Do 1º ao 3º nível o aluno é acompanhado por dois instrutores. 

A partir do 4º nível o aluno passa a ser acompanhado por apenas um instrutor e então após seu 8º nível já estará formado e apto a saltar sem o auxílio de um instrutor durante a queda livre.

Neste curso o aluno também será auxiliado na navegação do paraquedas por um instrutor em solo através de um rádio transmissor.

 

Do 1º ao 3º nível – Saltos realizados com 2 instrutores…

1º salto “Pratica do Comando”, neste salto você ira fazer simulações do comando do paraquedas durante a queda livre

2º salto “Curvas e movimento a frente”, neste salto você aprende a executar curvas para os dois lados, e ainda movimento a frente.

3º salto “Vôo Solo” é o salto em que os dois instrutores vão largar você para voar sozinho, este é o último salto com dois instrutores

 

Do 4º ao 8º nível os saltos são realizados com 1 instrutor.

4º salto “Curvas solo e movimento a frente” você vai fazer as curvas e movimento a frente voando solto, o instrutor apenas fica por perto.

5º salto “Curvas de 360 Graus e movimento a frente” salto quase igual ao anterior, mas as curvas desta vez, fazem a volta completa.

6º salto “Saída Solo, Back Loop e movimento a frente” neste salto além de sair sozinho o aluno faz cambalhota, back loop, aprendendo a sair da posição básica e voltar a estabilidade, é bem divertido, depois pratica novamente o movimento a frente.

7º salto “Saída de mergulho, looping, curvas e movimento a frente” com a supervisão do instrutor o aluno realiza novamente todos os exercícios dos saltos anteriores e será avaliada a condição do aluno passar para o 8º nível que é o salto de graduação saltando sozinho. . 

8º salto “Salto de graduação”. A partir do nível 8 o aluno fará saltos “solo” orientado pelos instrutores para cumprir os objetivos para graduação para a categoria “A” (25 saltos). 

Em todos os níveis (saltos) os instrutores irão lhe informar e treinar os objetivos correspondentes, caso algum desses objetivos não seja atingido o nível será repetido. Os saltos acima cumprem a progressão prevista no programa AFF da CBPq.